museu da imigração
Museu da Imigração lança álbum digital sobre migrantes italianos e exposição virtual com objetos de cozinha
Em maio, programação conta, ainda, com segunda edição de palestra online sobre pesquisa de registros de família, ações colaborativas, lives temáticas e mais
Fechado temporariamente como uma das medidas preventivas para evitar a disseminação do Coronavírus, o Museu da Imigração - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - mantém a sua intensa atuação online e realizará novas ações em maio, como lançamento de álbum digital sobre avós italianos, lives sobre conservação de fotografias e mitos das histórias de imigração, inauguração de exposição virtual, entre outros.
Entre 02 e 15 de maio, o público poderá contribuir com uma playlist colaborativa no Spotify, sugerindo artistas internacionais e/ou músicas relacionadas à temática da migração. Uma equipe do MI acompanhará frequentemente as canções adicionadas para garantir que estejam de acordo com a proposta da instituição. Na sequência, de 16 a 30, todo sábado, a ação #AcervodeCasa, realizada por meio de postagens nas mídias sociais, apresentará diferentes peças da coleção museológica e incentivará que os seguidores compartilhem fotografias dos itens parecidos que têm em casa.
No dia 07 de maio (quinta-feira), o Museu, em parceria com o FamilySearch, realizará uma palestra online abordando três temas importantes e de grande interesse do público: árvore familiar, preservar recordações e indexação de registros, às 19h. Os participantes terão informações de como utilizar a plataforma para montar sua árvore genealógica, imputar fotos de família e auxiliar no processo para catalogar as imagens existentes no banco de dados online. As inscrições, com vagas limitadas, serão realizadas pelo site do MI a partir do dia 04 (segunda-feira).
Como resultado de uma iniciativa promovida entre 04 e 30 de abril, será lançado, no dia 08 (sexta-feira) no Flickr, um álbum temático sobre avós, bisavós e, até mesmo, trisavós italianos, em referência à exposição temporária “Nonni di São Paulo”. A inauguração desta curadoria presencial foi adiada em virtude dos desdobramentos do COVID-19. Histórias e fotos compartilhadas pelos descendentes se tornarão uma homenagem especial a esses migrantes, enaltecendo a trajetória desde a Itália e a nova vida no Brasil.
Em parceria com o Abraço Cultural, organização não governamental com o objetivo de promover troca de experiências, geração de renda e valorização dos refugiados, a instituição apresentará aulas online de idiomas com professores migrantes ou refugiados entre os dias 18 e 21 de maio. De segunda a quinta-feira, o público poderá aprender, respectivamente, árabe, espanhol, inglês e francês, sempre às 18h. Com duração de uma hora, as atividades terão vagas limitadas e as inscrições acontecerão a partir do dia 13 (quarta-feira). As informações para participar serão divulgadas nas mídias sociais e no site.
Ainda como programação especial para a iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com base na temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, o Núcleo Educativo apresentará – na série “Para fazer em família” – a atividade “Tá na Cara”, cujo objetivo é investigar e discutir os motivos que resultam na imigração ou busca por refúgio, e a contação de história “O homem que roubava horas”, livro escrito por Daniel Munduruku. Haverá o lançamento, ainda, de “O Museu na Acolhida”, uma nova vertente de materiais educativos pensados para pessoas de todas as idades que se encontram alojadas em centros temporários de moradia, bem como sugeridos vídeos, livros, filme e poeta relacionados a “Diversidade e Inclusão” na série “O MI Indica”.
Devido ao sucesso da primeira edição, o Museu oferecerá novamente a palestra online “Pesquisando Documentos de Família” com o historiador e pesquisador Henrique Trindade. No dia 21 (quinta-feira), às 19h, a atividade abordará, em um webinar, os caminhos mais eficientes para localizar registros históricos, instruções para iniciar o processo de pesquisa familiar e o Acervo Digital da instituição, bem como esclarecerá as dúvidas mais recorrentes. As informações para inscrição, que acontecerá a partir do dia 18 (segunda-feira), serão divulgadas nas mídias sociais e no site. As vagas são limitadas.
Partindo da premissa de que a culinária é um dos primeiros elementos que os migrantes buscam encontrar ou reproduzir nas terras de destino, mantendo vínculos em distâncias físicas e temporais, a exposição virtual “Migrações à Mesa” será lançada no dia 30 (sábado) na plataforma Google Arts & Culture. Como uma adaptação da curadoria de mesmo nome - em cartaz entre novembro de 2016 e setembro de 2017 -, a mostra online contará com registros de objetos de cozinha da coleção do Museu, incentivando uma reflexão acerca de como esses itens se aliam na condução de memórias familiares e coletivas a partir dos sabores.
Como parte das atividades diferenciadas do período de quarentena, a equipe técnica do MI ensinará a conservar corretamente as fotografias em casa e apresentará os mitos das histórias de imigração em transmissões ao vivo. As datas e os horários de cada live serão detalhados, também, em publicações nas mídias sociais e no site.
Serviço
Playlist Colaborativa no Spotify
Data: 02 a 15 de maio
Plataforma: Spotify
Palestra Online “Árvore familiar, preservar recordações e indexação de registros”
Data: 07 de maio
Horário: 19h
Informações para inscrição: redes sociais e site do MI
Lançamento Álbum Temático – Avós italianos
Data: 08 de maio
Plataforma: Flickr
Ação Colaborativa #AcervodeCasa
Data: 16 a 31 de maio
Plataformas: mídias sociais
Aulas de idiomas com migrantes ou refugiados
Data: 18 a 21 de maio
Horário: 18h
Informações para inscrição: redes sociais e site do MI
Atividade “Tá na Cara” – Para fazer em família
Data: 18 de maio
Informações para inscrição: redes sociais e site do MI
Contação de História “O homem que roubava horas”
Data: 19 de maio
Informações para inscrição: mídias sociais
Materiais Educativos “O Museu na Acolhida”
Data: 20 de maio
Informações para inscrição: redes sociais e site do MI
Diversidade e Inclusão – O MI Indica
Data: 21 de maio
Informações para inscrição: mídias sociais
Palestra Online “Pesquisando Documentos de Família”
Data: 21 de maio
Horário: 19h
Informações para inscrição: redes sociais e site do MI
Exposição Virtual “Migrações à mesa”
Data: 30 de maio
Plataforma: Google Arts & Culture
Museu da Imigração (Fechado temporariamente)
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Joanna Flora | j.flora@museudaimigracao.org.br | (11) 2692-1866
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br