Exposições e eventos
Presencial
Passeio Especial | São Paulo dos Imigrantes: Entre o Porto e a CapitalVagas limitadas | Adquira o seu ingresso clicando aqui
Em celebração aos 472 anos da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro, o Museu da Imigração promove a 7ª edição do projeto São Paulo dos Imigrantes. Com o tema Entre o Porto e a Capital, o MI convida o público à uma visita à região portuária da cidade de Santos, sítio histórico importante para o crescimento da cidade de São Paulo por ser um local de fluxo e negociação de mercadorias e de chegada de milhões de imigrantes trabalhadores, nos séculos XIX e XX.
O roteiro contará com visita exclusiva à nova exposição do Museu da Imigração, café da manhã no jardim, translado à Santos, visita especial ao Museu do Café – com acesso à Torre do Relógio e degustação de café – passeio de Bonde pelo Centro Histórico e almoço com menu especial completo no restaurante português. Haverá mediação histórica durante todo o passeio com pesquisadores do MI e também distribuição de brindes e sorteios.
Confira abaixo os detalhes de cada atração e garanta o seu ingresso. As vagas são limitadas.
Roteiro
A jornada começa com um café da manhã no belíssimo jardim do Museu da Imigração, sediado no complexo histórico da Hospedaria de Imigrantes do Brás, seguido de uma visita exclusiva à nova exposição de longa duração do Museu. Na sequência, o grupo parte em uma van particular com destino ao litoral, onde a experiência ganha contornos territoriais com uma visita especial ao Museu do Café e à sua suntuosa Torre do Relógio, de onde se tem uma vista privilegiada do porto e do centro histórico da cidade. A visita contextualiza a relação entre café e imigração, ampliando a percepção sobre o território e suas camadas históricas.
O roteiro continua com um passeio de Bonde pelo Centro Histórico e zona portuária da cidade de Santos. Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki, no Japão, o Bonde é um veículo singular que circulou por cerca de 60 anos naquele país e desempenhou papel fundamental na mobilidade da população de Nagasaki no período pós-bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial.
A experiência se completa com um almoço especial em um tradicional restaurante português, com menu completo que celebra as heranças gastronômicas resultantes da diversidade cultural das migrações. Ao final, o grupo retornará ao Museu da Imigração.
A atividade extramuros integra a programação cultural e formativa do MI e será acompanhada pela equipe do Museu da Imigração, com o historiador, curador e coordenador de Educativo e Formação, Henrique Trindade, e pela pesquisadora Andrezza Bicudo. No dia 16 de janeiro, os participantes receberão por e-mail o cronograma detalhado e formulário para escolha do menu de almoço (com opções veganas).
Horário de início: 7h30
Horário de encerramento: 15h
Local: Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo – SP.
Investimento: R$ 330,00 (inclui as visitas educativas especiais, café da manhã e almoço, transporte de ida e volta entre São Paulo e Santos, degustação de café, brindes especiais e todas as atrações descritas.
Ingressos: Adquira o seu ingresso clicando aqui
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
Compartilhe